Passo-a-passo Aditamento Fies 2014.1

Leia com atenção todas as orientações abaixo antes de comparecer à Unit.

ACEITE DO TERMO DE ACORDO E SOLICITAÇÃO DE DISCIPLINAS

  1. Todos os alunos deverão, solicitar as disciplinas  do dia 02/01/2014 a 06/01/2014, acessar o Portal Magister e efetuar o aceite do termo de acordo (menu Matrícula, opção Termo de Acordo);FIES-tutorial
  2. Após dar o aceite no termo de acordo o aluno deverá efetuar a solicitação das suas disciplinas, também dentro do prazo acima previsto.

REALIZAÇÃO DO ADITAMENTO

  1. O aluno deverá acessar o site do FNDE na Opção ADITAMENTO DE CONTRATO até a data prevista para o seu atendimento, conforme cronograma (abaixo) e confirmar o valor da semestralidade e os seus dados acadêmicos caso os mesmos estejam corretos;
  2. Após a validação acima, deverá imprimir o COMPROVANTE DE CONCLUSÃO DA SOLICITAÇÃO DE ADITAMENTO;
  3. Caso o aluno venha a efetuar alguma modificação em seus dados, o sistema poderá classificar o aditamento em SIMPLIFICADO ou NÃO-SIMPLIFICADO (ver Tipo de Aditamento no CABEÇALHO do comprovante de conclusão da solicitação de aditamento em DADOS GERAIS).
  4. Se o seu aditamento for do tipo SIMPLIFICADO deverá comparecer na data prevista no cronograma, munido do COMPROVANTE DE CONCLUSÃO DA SOLICITAÇÃO DE ADITAMENTO e do seu DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO ORIGINAL. No momento do atendimento, o aluno assinará o DOCUMENTO DE REGULARIDADE DE MATRÍCULA – DRM tendo o seu financiamento lançado no dia 13/01/2014. Caso o seu percentual financiado seja inferior a 100%, deverá efetuar o pagamento da parte restante entre os dias 13 e 14/01/2014 impreterivelmente.
  5. Se o aditamento for do tipo NÃO-SIMPLIFICADO, o estudante deverá comparecer (ver item 11), munido do COMPROVANTE DE CONCLUSÃO DA SOLICITAÇÃO DE ADITAMENTO e do seu DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO ORIGINAL, também receberá DOCUMENTO DE REGULARIDADE DE MATRÍCULA – DRM, devendo comparecer ao banco, munido do DRM e dos documentos necessários à realização do aditamento dentro do prazo previsto na DRM. Após realizar o aditamento contratual no banco, o aluno deverá retornar à UNIT para entregar a cópia do termo aditivo emitido pelo banco, para que o seu financiamento seja lançado. Caso o seu percentual financiado seja inferior a 100%, deverá efetuar o pagamento da parte restante entre os dias 13 e 14/01/2014 impreterivelmente. (ver item 12 abaixo)
  6. Observação: A data limite dos pagamentos dos boletos para os alunos com percentual inferior a 100% será entre os dias 13 e 14/01/2014, desde que tenha feito todas as etapas anteriores, o pagamento após essa data implicará na não confirmação das disciplinas solicitadas anteriormente na 1ª Fase da matricula na IES. Nesse caso o aluno deverá solicitar novamente as disciplinas na 2ª Fase de matricula.
    Aqueles alunos que não puderem comparecer deverão nomear procurador, através de procuração pública com finalidade específica (com registro em cartório), dando poderes para realizar o aditamento de FIES na Universidade bem como no Banco caso seja necessário, o mesmo deverá comparecer na data indicada no cronograma e realizar o procedimento, munido do original e cópia da procuração e do documento de identificação do procurador original e cópia e documento de identificação do aluno (cópia).

CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO

  1. Para o perfeito funcionamento do aditamento de FIES o atendimento aos alunos foi dividido de acordo com o cronograma abaixo. Dessa forma, o aluno deverá comparecer à UNIT na data designada abaixo, uma vez que a sua documentação somente estará disponível nesta data.
  2. Assim, solicitamos aos alunos que não compareçam fora da data abaixo estipulada, uma vez que o seu aditamento não poderá ser realizado, pois a sua documentação não estará de posse dos atendentes.
  3. O atendimento dos alunos será feito no Campus Aracaju Farolândia no Auditório do Bloco D (PADRE MELO) mediante retirada de senha. As senhas estarão disponíveis das 8h às 16h sem intervalo para almoço. Após as 16h somente serão atendidos os alunos que estejam dentro do auditório e que tenham retirado senha.
  4. O aluno cujo aditamento seja do tipo NÃO-SIMPLIFICADO (ver item 7 acima) não precisarão seguir a ordenação do cronograma abaixo, devendo comparecer à Unit preferencialmente nos primeiros dias do aditamento, pois a conclusão deste depende de procedimento a ser realizado pelo banco, que deve ser feito no máximo até o dia 13/01/2014.
  5. O aditamento será feito entre os dias 06/01/2014 à 13/01/2014, conforme o cronograma a seguir para os alunos do Campus Aracaju Centro e Farolândia:
inicial do nome data de comparecimento
A e B 06/01/2014
C a F 07/01/2014
G a K 08/01/2014
L e M 09/01/2014
N a S 10/01/2014
T a Z 13/01/2014

CALENDÁRIO ESPECIAL PARA OS DEMAIS CAMPI

Alunos Fies dos campi Itabaiana, Propriá e Estância serão atendidos exclusivamente em seu respectivo campus nos dias:

campus data horário local
Estância 9 e 10/01/2014 das 9h às 16h DAA/Financeiro

Itabaiana

6 e 7/01/2014

das 9h às 16h

DAA/Financeiro

Propriá

8 e 9/01/2014

das 9h às 16h

DAA/Financeiro

ALUNOS COM PENDÊNCIAS

  1. Os alunos que não estiverem conseguindo validar os dados no Sisfies por algum erro do sistema, deverão abrir chamado no fale conosco do FNDE (www.fnde.gov.br) e trazer impressa a tela do erro e o comprovante de abertura do chamado com o respectivo número;
  2. Os alunos que ainda não realizaram os aditamentos de semestres anteriores (2010.2 a 2013.2) deverão concluí-los para que a Unit possa dar início ao aditamento de 2014.1. Caso esteja tendo problemas com o sistema deverá entrar em contato com o FNDE (0800 61 61 61) para que o seu problema seja resolvido.
    Lembramos que a Circular Eletrônica nº 28/2013 – FIES/FNDE/MEC emitida em 22 de novembro de 2013, informa que CPSA poderá, excepcional e justificadamente, autorizar a continuidade do financiamento por até 2 (duas) vezes, no caso de aproveitamento acadêmico em percentual inferior a 75% (setenta e cinco por cento) das disciplinas cursadas pelo estudante no último período letivo financiado pelo FIES. 

ATENÇÃO: O aluno somente estará matriculado na 1ª fase da matrícula se realizar os procedimentos previstos nos itens 1, 6 e 7 acima, dentro dos prazos. Caso não efetue algum dos procedimentos acima, não estará regularmente matriculado para a 1ª fase da matrícula.

Vídeos