Memorial de Sergipe

Publicado

17 de Março: Aniversário de Aracaju (2014)

O Memorial de Sergipe contribui há 16 anos pela conservação e disseminação do patrimônio cultural do nosso Estado. Em 2014 festejaremos os 159 anos de Aracaju com uma programação valorizando o Bem Público, através da importância das nossas Praças históricas, isto é, através da inauguração de uma exposição temporária “Aracaju 159 anos: Quanto mais te conheço, mais amo você”.

O dia 17 de março é uma data muito concorrida em toda a capital, portanto, decidimos antecipar as comemorações para presentearmos toda a população aracajuana entre os dias: 10 e 14 de março, na Praça Fausto Cardoso, das 09 às 17h.

Nesta mesma data, lembraremos da fundação do Museu de Arte e História Rosa Faria, hoje, seu acervo pertence integralmente ao Memorial de Sergipe, que perpetua as comemorações cívicas iniciadas pela artista capelense Rosa Moreira Faria. 

A programação elaborada pelo memorial iniciar-se-á na manhã do dia 10 de março, às 10h na Praça Fausto Cardoso com a inauguração da Exposição temporária: “Aracaju 159 anos – Quanto mais te conheço, mais amo você”. Nesta oportunidade, teremos a apresentação da Banda da Polícia Militar de Sergipe tocando o Hino Nacional, bem como da participação de colégios e de toda a comunidade local. A exposição permanecerá toda a semana, ou seja, até o dia 14 de março das 09 às 17h, e será monitorada pela nossa equipe de educadores, prontos a esclarecerem e tirar dúvidas.

A exposição fotográfica, composta por dez painéis retratará as praças do centro histórico de Aracaju e suas particularidades, bem como de algumas curiosidades, presentes na memória de muitos aracajuanos. Portanto, refletiremos sobre nossas ações e formas de preservarmos nossas praças, símbolos de convívio e riqueza histórica.

Procurando também atender o público acadêmico, a comissão organizadora do evento estabeleceu uma parceria com os Cursos de História e Arquitetura, em que os alunos dos referidos cursos estarão isentos de taxa de inscrição, assim como receberão certificado de participação no dia 13 de março – Noite solene, às 19h no Teatro Tiradentes – localizado no Campus Centro da UNIT, na Rua Simão Dias, 236. Na oportunidade, farão a abertura do evento: o Mag. Reitor Jouberto Uchôa, o Coordenador de Extensão Gilton Kennedy e a diretora do Memorial Fabiana Carnevale, criadora do evento e curadora da exposição. Prosseguindo-se, então, com palestra do Prof. Roosman de Oliveira, Prof. Rogério Freire Graça, e o Memorialista Murillo Melins, que tematizarão discussões sobre as praças históricas de nossa capital.

Acreditamos que só podemos preservar aquilo que conhecemos, portanto, a exposição motivará nossos alunos e cidadãos a conhecerem nossos espaços públicos de socialização e da importância de preservá-los a futuras gerações.

Compareçam e compartilhem dessa ideia. Aguardamos vocês!